Qual a taxa normal de glicose após refeições?

Uma das dúvidas mais frequentes dos assinantes do Mudando Diabetes por e-mail é sobre quais os níveis de glicemia (glicose no sangue) que são adequados em cada momento do dia.

Ontem, no Instagram, a farmacêutica e educadora em saúde Monica Lenzi iniciou uma ótima discussão sobre como o portador de Diabetes pode ajudar seu médico ou médica, anotando os valores de glicemia avaliados e levando na consulta. Sugiro muito que você veja a postagem dela pois é muito bacana.

Neste artigo de hoje, vamos responder a uma pergunta que surgiu nos comentários da postagem: qual a taxa normal de glicose após as refeições?

Gráfico de taxa de glicose após refeição
Quanto maior o IG (Índice Glicêmico) da sua refeição, maior o pico de glicemia. Uma dieta rica em fibras reduz o Índice Glicêmico e, assim, também reduz as taxas de glicose após a refeição.

Conheça a glicose pós-prandial

A medida da glicemia após as refeições é chamada de glicose pós-prandial. Mas, para ser útil ao profissional que te acompanha (e para o seu próprio controle), não é a qualquer momento que ela deve ser medida.

A glicose pós-prandial é aquela aferida 2 horas após a refeição. Só assim ela será útil, pois os estudos científicos que avaliam valores glicêmicos se baseiam nesse período.

Como o corpo se comporta depois de uma refeição?

Quando você se alimenta, uma série de alterações acontecem no seu corpo. Primeiro, o alimento será digerido. A velocidade com que esse alimento será quebrado e sua energia e nutrientes serão absorvidos, depende de vários fatores. Dentre eles, a composição do alimento.

As calorias dos alimentos, como já comentamos aqui no site diversas vezes, vêm basicamente de 3 componentes: carboidratos, proteínas e gorduras.

Em geral, os carboidratos são os maiores responsáveis pelo pico de açúcar no sangue (glicemia). Por isso, quanto mais carboidratos estiverem presentes na sua refeição, maior o pico de glicose após.

Outro fator que influencia muito os picos de açúcar no sangue é a quantidade de fibras na sua refeição. Quanto mais fibras estiverem presentes na sua refeição, menor o pico de glicose após.

Por isso, quando você que é diabético comer banana por exemplo, ou outra fruta rica em carboidrato, é importante adicionar elementos ricos em fibras como a aveia.

Isso porque a fibra causa um atraso na digestão do alimento e no chamado esvaziamento gástrico. Com isso, a glicose presente nos carboidratos entrará no corpo mais devagar, o que faz com que o seu organismo tenha tempo para se adaptar a essa mudança nos níveis de glicemia. Além disso, o pico de insulina será menor, justamente porque o aumento da glicemia não foi tão súbito.

Todos esses fatores geram um microambiente saudável no seu corpo na fase pós-prandial, ou seja, depois das refeições.

Quais os valores de glicemia após a refeição são adequados?

A taxa normal de glicose 2 horas após as refeições não deve ultrapassar 180 mg/dL. Isso configura um controle adequado da Diabetes.

Se você mantém esses valores dentro desta meta, a longo prazo provavelmente sua Hemoglobina Glicada estará em valores adequados.

Como atingir esta meta?

Como você sabe muito bem se acompanha nosso conteúdo no Mudando Diabetes, não há milagre: é preciso muita dedicação e esforço para controlar sua glicemia. Você deve:

  • Manter uma dieta balanceada, de preferência acompanhando com seu ou sua nutricionista.
  • Praticar exercícios físicos regulares (mínimo de 150 minutos por semana de atividade física moderada, como uma caminhada).
  • Controlar o seu peso.
  • Fazer um controle com seu médico ou médica de acordo com o intervalo de tempo recomendado por ele(a).

Eu não tenho um glicosímetro. Vale a pena adquirir?

Um médico precisa do seu estetoscópio para entender o que acontece com seu paciente. Um eletricista precisa de suas ferramentas para descobrir onde está o problema que precisa consertar. Um portador de pressão alta precisa de um aferidor de pressão para controlar sua doença. Por isso, você que tem Diabetes também deveria ter um glicosímetro para acompanhar sua doença.

Se você tiver interesse, nós temos uma promoção que está durando mais tempo na nossa loja, onde você pode comprar o Kit Monitor de Glicose G-Tech Lite completo por R$89,90 com frete grátis.

Outra coisa que vai te ajudar muito a controlar sua Diabetes é assinar o Mudando Diabetes por email! Nós geralmente enviamos um email com o resumo das novidades do site na semana e um ou outro email semanal com algum assunto importante para você que tem Diabetes ou Pré-Diabetes. No nosso site você também encontra centenas de artigos que vão te ajudar a controlar melhor a sua doença.

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!

Clínico geral, formado pela PUC-PR, com experiência no tratamento de pacientes com doenças crônicas como Diabetes e Hipertensão. Residente do primeiro ano de Oftalmologia no Hospital de Olhos de Sorocaba (HOS). Co-fundador da startup MedSimples de Medicina & Saúde. Desenvolvedor web, especialista em SEO e redator de artigos voltados à educação em saúde para o público leigo há mais de 8 anos.

Categorias Dicas

Deixe um comentário

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!