Sistemas de aplicação

O seu médico irá te ajudar a escolher um sistema de administração de insulina que se ajuste as suas necessidades. Ele pode escolher um sistema de aplicação durável, como uma caneta aplicadora de insulina. As canetas têm quantidade de insulina suficiente para várias injeções. Há também as seringas e a bomba de infusão de insulina.

Estudos mostram que as canetas de aplicação de insulina são consideradas mais discretas e oferecem precisão e praticidade ao paciente*.

As agulhas utilizadas nas canetas são também bastante finas e pequenas.

Outra opção, são as canetas descartáveis prontas para uso. Com essas canetas, o paciente não precisa trocar o refil, uma vez que elas já vêm prontas para utilização.

O uso de canetas de aplicação facilita a administração da insulina, oferecendo mais flexibilidade e conveniência ao paciente.

Como injetar

A insulina pode ser injetada em certas áreas do seu corpo. O médico pode recomendar que você aplique nas coxas, no abdômen, nas nádegas ou nos braços, sempre na região subcutânea.

A cada aplicação, você deve mudar a área que será aplicada a injeção de insulina para que não cresçam nódulos no local.

Dicas úteis

Quando você injetar insulina, a agulha deve seguir uma profundidade suficiente para atingir o tecido sob a pele, mas cuidado para não atingir o músculo.

Utilize sempre uma agulha nova para cada aplicação e certifique-se de descartá-la corretamente.

Armazenamento

  • Não exponha a insulina ao sol e evite o calor excessivo (como o porta-luvas do carro, por exemplo).
  • Não congele a insulina, nem faça seu transporte em contato com gelo seco.
  • Não agite violentamente o frasco de insulina.
  • Em viagens, leve a insulina na bagagem de mão. Transporte com cuidado.
  • Não use insulina com data de validade vencida.
  • Não use a insulina se observar mudança no seu aspecto.
  • A estocagem deve ser feita em geladeira, entre 2ºC e 8ºC. Evite colocar a insulina na porta, onde há maior variação de temperatura. Siga sempre as orientações escritas na bula do seu medicamento.

Referências:

*Korytkowski M et al. Um estudo clínico multicêntrico, aleatório, aberto cruzado, em dois períodos, para avaliar a preferência, eficiência e segurança de uma caneta pré-abastecida e descartável e de uma seringa convencional para aplicação de injeção de insulina em pacientes portadores de diabetes mellitus Tipos 1 e 2 – Clinical Therapeutics, 2003; 25 (11): 2836-2848

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!

WordPress › Error

There has been a critical error on this website.

Learn more about troubleshooting WordPress.