Controle Glicêmico

Quando se tem diabetes significa que você precisa ajudar o seu organismo a controlar o nível de açúcar no sangue. Antes de desenvolver o diabetes, o pâncreas desempenhava o seu papel, mantinha o nível normal de açúcar no seu sangue, produzindo a quantidade certa de insulina.

Agora é você e o seu médico que, juntos, vão gerenciar isso, para que seu organismo funcione corretamente. Não é tão difícil quanto parece. Você conhece melhor que ninguém seu corpo e vai aprender os momentos exatos que seu organismo precisará de ajuda.

Teste o açúcar no sangue:

Testar o nível de açúcar no sangue é muito importante, pois com o resultado do teste você poderá controlar melhor seu diabetes. Faça-o de acordo com a orientação do seu médico, sendo uma boa atitude a averiguação frequente ao longo do seu dia, para ajustar corretamente a sua dose de insulina. Anote todos os resultados no diário de glicemia.

Um bom controle do nível de açúcar no seu sangue ajudará você a se sentir melhor no seu dia a dia.

O seu médico lhe orientará sobre quais os níveis adequados de açúcar no sangue e com qual frequência você deverá fazer o teste sanguíneo.

Outros exemplos de quando o teste pode ser útil:

  • Antes, durante e após os exercícios;
  • Madrugada;
  • Sempre que você suspeitar que o nível de açúcar no sangue pode estar baixo ou alto;
  • Quando estiver doente;
  • Outras situações indicadas pelo seu médico.

Hemoglobina Glicada ou HbA1c

A Hemoglobina Glicada ou HbA1c é um índice de controle de glicemia, também chamada de hemoglobina glicada. Ela indica o controle do açúcar no sangue de um paciente nos últimos 2 a 3 meses. É formada quando a glicose no sangue se liga irreversivelmente à hemoglobina que está presente no interior das células vermelhas do sangue, para formar um complexo estável de hemoglobina glicada. Como a duração normal de vida das células vermelhas no sangue é de 90 a 120 dias, a HbA1c somente será eliminada quando as células vermelhas forem substituídas.

Os valores da hemoglobina glicada são diretamente proporcionais à concentração de glicose no sangue durante a vida das células vermelhas no sangue.

A sua glicemia média pode ser determinada, utilizando o valor do HbA1c e a fórmula:

28,7 x HbA1c = glicemia média estimada

Diário de diabetes

Manter um diário com todas as informações sobre o seu diabetes é uma excelente maneira de fazer um registro dos seus níveis de açúcar no sangue e de perceber os padrões de comportamento da sua glicemia, em momentos diferentes do dia.

Como montar:

  • Anote a data, o horário e o valor de cada teste de glicemia que você fizer;
  • Anote a dose e o tipo de insulina;
  • Faça anotações pessoais sobre o que pode ter afetado o nível de açúcar no seu sangue, por exemplo, exercícios, alimentos ingeridos, dias de doença, estresse etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *