Gravidez

Você está preocupada com a sua gravidez e a saúde de seu bebê? Fique tranquila, saiba que a portadora de diabetes pode ter uma gravidez segura com um bebê saudável. Mas, é muito importante ter um acompanhamento médico e pré-natal, para manter sob controle o nível de açúcar no seu sangue.

Converse com seu médico antes de engravidar, para que ele lhe indique todos os procedimentos necessários para conceber um bebê saudável. Você deve manter um controle glicêmico adequado antes, durante e após a gravidez. Planeje com o seu médico como será feito o seu controle.

Por que é tão importante planejar a gravidez?

Esse planejamento vai contribuir para que o bebê permaneça saudável e com o crescimento adequado no útero, procurando evitar que o bebê cresça demais e tenha problemas no parto.
Seu corpo passa por grandes mudanças físicas durante a gravidez, o nível hormonal muda muito e para o bebê crescer você precisa de insulina e níveis adequados de glicemia durante toda a gravidez.

Converse com o seu médico sobre os níveis glicêmicos ideais a serem mantidos durante a gravidez.

Parto

As gestantes com controle glicêmico adequado e que não apresentam hipertensão arterial ou antecedentes obstétricos desfavoráveis (macrossomia – recém-nascido grande etc) podem, usualmente, aguardar a evolução espontânea para o parto, sem a necessidade de antecipá-lo. Durante o trabalho de parto, a glicemia deve ser mantida em níveis próximos do normal. No entanto, o seu médico é o profissional que deve estabelecer a conduta mais adequada a ser tomada.

Após o bebê nascer, também, há a necessidade de controle absoluto do nível de açúcar no sangue da mãe. As oscilações de açúcar no sangue são comuns durante esse período. São causadas pelas mudanças em seus hormônios, sono irregular e aleitamento materno. Normalmente, a necessidade de insulina diminui após o parto. Continue testando frequentemente o nível de açúcar no seu sangue e tenha precaução quanto à hipoglicemia.

Contracepção

O diabetes não afeta todas as pessoas da mesma maneira, se você está com dúvidas sobre o efeito do diabetes na contracepção, fale com seu médico.

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!

Deixe um comentário

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!