Alimentação

A alimentação é essencial para a vida, ela nos fornece os nutrientes que precisamos. Mas, alguns alimentos aumentam exageradamente o nível de açúcar no sangue, por isso é muito importante que o portador de diabetes saiba quais são esses alimentos.

Para manter o nível de açúcar adequado, no seu sangue, a dose de insulina deve ser adequada para a quantidade de carboidratos dos alimentos que você irá ingerir. A prática de exercícios também influencia a necessidade de insulina.

Existe uma dieta ideal para o diabetes?

Não, a dieta ideal é a uma alimentação balanceada e saudável, ou seja, com:

  • Baixo teor de carboidratos (especialmente os carboidratos simples e alimentos ultra-processados);
  • Moderado teor de gordura e proteína;
  • Rica em fibras;
  • Variedade de frutas e legumes.

Não há necessidade de manter um rígido controle de refeição ou ser restritivo quanto ao tipo de alimento que consome.

Pessoas com diabetes podem usufruir de uma alimentação completa e variada.

Uma boa dica é pedir ao seu nutricionista para preparar uma dieta saudável. Ele é o profissional mais indicado para isso. Certifique-se de que ela é feita sob medida para seu estilo de vida e ao seu gosto. Assim, você a seguirá com mais facilidade.

Uma alimentação saudável alcança o equilíbrio entre carboidratos, gorduras e proteínas.

É importante comer alimentos variados.

Os carboidratos são as principais fontes de combustível. Existem dois tipos principais:

Carboidratos Complexos: são os que levam mais tempo para serem absorvidos pela corrente sanguínea, por exemplo: cereais, alimentos ricos em fibras e leguminosas.

Carboidratos Simples: são os rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea como, por exemplo: pães, massas, doces e frutas.

Você pode acrescentar fibras para atrasar a absorção dos carboidratos comendo, por exemplo, banana com aveia. Pães integrais, massas integrais e arroz integral são outros exemplos que

Você terá mais facilidade para controlar o nível de açúcar no seu sangue se tiver horários regulares para as suas refeições. Coma três refeições completas por dia (café da manhã, almoço e jantar) e faça pequenos lanches entre as refeições principais.

Beba muita água, ela é fundamental para uma boa saúde. Na verdade, a água desempenha um papel importante em todas as principais funções do seu corpo. Você deve beber de 6 a 8 copos por dia. Exceto se o seu médico reduzir a quantidade de líquidos a ser ingerida por dia.

Dicas para comer menos gordura e sal

Os alimentos com pouca gordura e pouco sal ajudam no controle do peso e diminuem o risco de doenças cardíacas.

Algumas dicas para você comer menos gordura:

– Não use manteiga, margarina, molhos de saladas e creme na comida ou durante o preparo da refeição.
– Evite carne com gordura. Separe a gordura da carne antes de cozinhar ou comer e retire sempre que possível a pele da galinha antes de prepará-la.
– Não use leite integral. Dê preferência ao leite semidesnatado ou desnatado.
– Coma queijos e sobremesas com pouca ou nenhuma gordura.
– Evite frituras. Prefira preparar os alimentos no forno ou grelhados.
– Mortadela, salame, salsicha, presunto e alimentos em conserva devem ser evitados, porque são ricos em gordura e sal.
– Evite substituir refeições (almoço e jantar) por lanches, principalmente fast-foods. Geralmente, eles têm muita gordura.

Algumas dicas para você comer menos sal:

– Prefira os temperos naturais (ervas aromáticas, cebola, alho, pimentão, salsa, cebolinha), evitando os industrializados, que possuem grande quantidade de sal (e muitas vezes gordura hidrogenada).
– Quando usar molho de soja, opte pelo light (teor reduzido de sal) e dilua-o com água, você usará uma quantidade menor!
– Use pouco ou nenhum sal no preparo dos alimentos, e evite adicionar sal no seu prato servido (retire o saleiro da mesa!).

Comendo fora de casa

Ao comer fora de casa, você precisa tomar algumas precauções para manter o seu planejamento alimentar:

  • Leia atentamente o cardápio. Peça ajuda ao garçom para saber sobre os ingredientes usados no preparo do prato, se for o caso.
  • Comece sempre pelas saladas. Dê preferência a folhas e vegetais, que dão uma sensação de saciedade mais rápido. Peça tempero separado e tempere a salada você mesmo (evitando molhos cremosos, excesso de óleo e sal).
  • Dê preferência aos pratos com carnes brancas e magras (peixes e aves), grelhadas ou assadas. Evite as frituras, pratos à milanesa ou à parmegiana.

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!

Leave a Comment

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!