Coronavírus pode aumentar o risco de Diabetes Tipo 1, aponta estudo

Um estudo realizado no Reino Unido recentemente descobriu que, durante o período de pico da pandemia de COVID-19, o número de casos de Diabetes Tipo 1 nas crianças foi mais alto do que o normal.

Coronavírus e Diabetes Tipo 1

O estudo foi publicado pelo Imperial College London (ICL) nesta terça-feira, 18/08/2020, na renomada revista Diabetes Care, umas das principais fontes científicas sobre o assunto. De acordo com a avaliação dos cientistas, 30 crianças em hospitais espalhados pelo noroeste de Londres, que foram avaliados durante o período da pandemia, apresentaram diagnóstico de Diabetes Tipo 1.

Este aumento corresponde ao dobro de casos normalmente vistos no mesmo período nos anos anteriores, com uma concentração dos casos em dois dos hospitais avaliados.

“Nossa análise mostrou que crianças têm um baixo risco de desenvolver casos graves de COVID-19. Porém, é preciso considerar as possíveis complicações à saúde após exposição ao vírus nas crianças”, cita Karen Logan, do ICL

Este estudo parece ser o primeiro da história a demonstrar o possível link entre o Coronavírus e o desenvolvimento de Diabetes Tipo 1 em crianças. Porém, como os próprios autores do trabalho citam, este estudo está limitado a uma única região no Reino Unido e, por isso, são necessários novos e maiores estudos para realmente estabelecer um vínculo entre o COVID-19 e o desenvolvimento de Diabetes Tipo 1 em crianças expostas.

Coronavírus causa Diabetes Tipo 1?

O presente estudo não é capaz de responder a esta dúvida. Estabelecer relaão de causa e efeito, quando se trata de ciência médica, é muito mais complicado e requer enormes estudos para definição.

Os dados do estudo inglês não provam relação causal e sim uma possível correlação entre Coronavírus e Diabetes Tipo 1 em crianças.

Existe um provável mecanismo?

Vários tipos de infecção viral (não apenas Coronavírus) estão ligados a um aumento no desenvolvimento de doenças autoimunes, como é o caso da Diabetes Tipo 1.

No caso do Coronavírus, sugere-se que a proteína Spike (a mesma usada pelo vírus para penetrar nas células) pode ser capaz de atacar e destruir as células beta-pancreáticas, responsáveis por produzir insulina no pâncreas.

Assim que nós do Mudando Diabetes tivermos mais novidades sobre o assunto, publicaremos aqui no site. Assine nosso site por email para receber novas notícias e dicas de Diabetes em primeira mão. Até a próxima!

Fonte: The Independent

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!

Clínico geral, formado pela PUC-PR, com experiência no tratamento de pacientes com doenças crônicas como Diabetes e Hipertensão. Residente do primeiro ano de Oftalmologia no Hospital de Olhos de Sorocaba (HOS). Co-fundador da startup MedSimples de Medicina & Saúde. Desenvolvedor web, especialista em SEO e redator de artigos voltados à educação em saúde para o público leigo há mais de 8 anos.

Categories Dicas

Leave a Comment

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!