Diabético pode comer batata inglesa?

A batata inglesa é o tipo mais comum encontrado no Brasil e é adorado tanto nas terras tupiniquins como em outros países, em parte pela enorme diversidade de pratos que podem ser confeccionados este o alimento. Mas será que diabético pode comer batata inglesa sem medo? Conheça os valores nutricionais e benefícios da batata inglesa e se você pode adicioná-la na sua dieta sendo portador de diabetes.

Batata inglesa para diabético

Tabela nutricional (100 gramas; batata inglesa crua com casca):

Quantidade por porção (100 gramas)% VD
Valor energético (calorias)774
Carboidratos176
Proteínas22
Gorduras totais0,10
Gorduras saturadas00
Fibra alimentar2,28
Vitaminas
Vitamina A2 UI
Vitamina C19,7 mg24
Vitamina B60,3 mg15
Vitamina K11,9 μg3
Sais minerais
Cálcio12 mg2
Magnésio23 mg7
Ferro0,8 mg7
Outros componentes
Água79 g

Benefícios da batata inglesa

A batata inglesa é rica em água e carboidratos. Por ser fácil de cultivar e nutritiva, ela faz parte do prato de grande parte da população.

Em termos de nutrientes, ela se apresenta como uma boa fonte de vitaminas C e B6, magnésio e ferro. Ela também é uma boa fonte de fibra alimentar, que auxilia na redução do esvaziamento gástrico e saciedade após a alimentação, bem como regula o hábito intestinal, prevenindo a constipação. A recomendação diária de fibras gira em torno de 30 gramas mas, infelizmente, grande parte da população não chega a consumir essa quantidade.

A batata inglesa também é fonte de antioxidantes, que ajudam a combater radicais livres no seu organismo. A batata apresenta uma boa quantidade de polifenois, ácido alfa-lipólico, selênio, licopeno, ácido clorogênico, luteína e zeaxantina, além de outros fitoquímicos que auxiliam no controle da inflamação e do estresse oxidativo.

A batata inglesa pode ser consumida por diabético?

Por ser uma fruta rica em carboidratos, a batata inglesa não está entre as melhores opções para diabéticos consumirem. Ela apresenta um índice glicêmico e carga glicêmica relativamente altos. Isso significa que pode causar elevação na sua glicemia (níveis de açúcar no sangue) após o seu consumo.

Saber se diabéticos podem comer batata inglesa é uma pergunta complexa. Em geral, tudo depende de como você consome a batata inglesa e que outros alimentos adiciona na refeição. Um prato rico em outros legumes e verduras juntamente com a batata inglesa, especialmente se esses outros alimentos contêm grandes quantidades de fibras, se transforma em uma alimentação saudável.

De qualquer forma, é preciso cautela se você é diabético e a recomendação é reduzir o consumo de batata inglesa sempre que possível, especialmente batatas fritas.

Clínico geral, formado pela PUC-PR, com experiência no tratamento de pacientes com doenças crônicas como Diabetes e Hipertensão. Residente do primeiro ano de Oftalmologia no Hospital de Olhos de Sorocaba (HOS). Co-fundador da startup MedSimples de Medicina & Saúde. Desenvolvedor web, especialista em SEO e redator de artigos voltados à educação em saúde para o público leigo há mais de 8 anos.

4 thoughts on “Batata Inglesa”

  1. Gostei da informação, mas tem 5 meses que fui diagnosticada como diabética e gosto muito de batatas principalmente assada e recheada. Mas são muitas as restrições para o diabético.

    Reply
  2. Eu tenho diabetes gosto de come bata imgresa e batata doce

    Reply
  3. Excelente material!
    Linguagem muito acessível.
    Obrigada!

    Reply

Leave a Comment