Diabético pode tomar Ômega 3?

O Ômega 3 é um nutriente MUITO importante para a saúde do seu organismo. Ele é um dos nutrientes e suplementos alimentares mais estudados do mundo por conta de suas amplas propriedades protetoras, antioxidantes e anti-inflamatórias, dentre tantas outras. Neste artigo, descubra se diabético pode tomar Ômega 3 e retire todas as suas dúvidas sobre o consumo desse suplemento se você tem Diabetes ou pré-Diabetes. Este artigo pretende ser extenso e completo, justamente para ser um guia importante na aquisição de informação sobre o assunto e, se você desejar consumir Ômega 3 em suplementos, qual a melhor forma de realizar. Vamos lá?

Diabético pode tomar Ômega 3

Afinal, o que é o Ômega 3?

O Ômega 3 é um ácido graxo poli-insaturado (ou, da sigla em inglês, PUFA – Poli-unsaturated fatty acids) encontrado em uma série de alimentos consumidos na dieta, dentre eles o óleo de peixe, sementes e feijões de diferentes tipos, como veremos mais à frente.

Já os ácidos graxos são um dos vários tipos de lipídios existentes. Eles são formados por cadeias de átomos de carbono. Os lipídios são popularmente chamados de “gorduras”. Porém, esse termo se refere a substâncias que contêm ácidos graxos adicionados a uma molécula de glicerol.

Os ácidos graxos podem ser, por sua vez, saturados ou insaturados. Dentre os insaturados, eles dividem-se em poli-insaturados ou mono-insaturados. Quando todos os átomos de carbono são ligados apenas por ligações simples com os átomos de hidrogênio, eles são chamados de ácidos graxos saturados. Se houverem ligações duplas, são chamados de ácidos graxos insaturados.

As gorduras formadas por ácidos graxos insaturados são as que ficam líquidas em temperatura ambiente, ou seja, os óleos. Aí, você já pode entender por que o Ômega 3 está presente no óleo de peixe.

Compre Ômega 3 de qualidade excepcional com 10% de desconto usando o cupom “10AF” na Vhita

Quais os tipos de Ômega 3 existentes?

O Ômega 3 apresenta-se na natureza em 3 variedades principais, de acordo com sua estrutura molecular:

  • EPA: Ácido Eicosapentaenoico
  • DHA: Ácido Docosaexaenoico
  • ALA: Ácido Alfa-Linolênico

Que alimentos contêm Ômega 3?

Os tipos EPA e DHA são os encontrados principalmente em peixes (especialmente salmão e anchovas) e outros frutos do mar.

Já o ALA é encontrado principalmente em óleos vegetais, na linhaça, na soja e no óleo de canola.

Quais as funções do Ômega 3 no corpo?

O Ômega 3, assim como outros ácidos graxos, são importantes componentes da membrana celular que circundam todas as células do nosso organismo. Os diferentes tipos de Ômega 3 se distribuem de diferentes formas no organismo. O DHA, por exemplo, é encontrado em maior quantidade nas células da retina e do cérebro, além das células espermáticas.

Quando necessário, os Ômega 3, assim como outros ácidos graxos, podem se transformar em energia (calorias) para o organismo.

Quais os benefícios do Ômega 3 para quem tem diabetes?

Os benefícios dessa substância para os diabéticos são inúmeras. Vamos elencar as principais aqui:

  1. Dietas ricas em Ômega 3 ou suplementos auxiliam na redução da resistência à insulina, um dos marcos da diabetes.
  2. Podem reduzir o risco de eventos cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC)
  3. Ajudam a reduzir o risco de degeneração macular (que é aumentado no caso de diabéticos)
  4. Podem ajudar na redução da progressão de retinopatia diabética (quando o Diabetes afeta a visão)
  5. Ajudam no controle de sintomas de neuropatia diabética (causadora de dor crônica no Diabetes avançado)
  6. Reduzem os níveis de triglicerídeos em portadores de Diabetes tipo 2
  7. Reduz a inflamação típica de dietas ocidentais ricas em Ômega 6

Quanto de Ômega 3 é preciso para obter os benefícios?

De modo geral, recomenda-se um consumo mínimo de 250-500 mg de EPA/DHA diariamente para adultos saudáveis.

Quem apresenta algum tipo de doença crônica precisa consumir doses ainda maiores:

  • Diabetes: estudos em torno de 500 a 2000 mg de EPA/DHA mostram benefícios do Ômega 3 para diabéticos.
  • Doenças cardiovasculares: a AHA (American Heart Association ou Associação Americana do Coração) recomenda o consumo diário de 1000 mg de EPA/DHA para o público em geral, e 3000-4000 mg diariamente no caso dos pacientes com excesso de triglicerídeos.
  • Depressão e ansiedade: vários estudos com doses entre 200-2200 mg por dia de EPA/DHA mostraram benefícios no tratamento de crises depressivas e ansiosas.

Já em relação ao ALA (Ácido Alfa-Linolênico), as recomendações variam de acordo com a idade. Veja na tabela abaixo:

Fase da vidaRecomendações diárias de ALA
Até 1 ano*0,5 g (ALA, DHA e EPA)
Crianças 1-3 anos0,7 g
Crianças 4-6 anos0,9 g
Meninos 9-13 anos1,2 g
Meninas 9-13 anos1,0 g
Adolescentes (sexo masculino) 14-18 anos1,6 g
Adolescentes (sexo feminino) 14-18 anos1,1 g
Homens1,6 g
Mulheres1,1 g
Gestantes1,4 g
Mulheres em amamentação1,3 g

É preciso tomar suplemento de Ômega 3?

Quem tem Diabetes pode tomar Ômega 3 e, além disso, recomenda-se também o uso de suplementos na maioria das vezes.

Se você é uma pessoa saudável e consome peixes ou frutos do mar pelo menos 2 vezes por semana, não é necessário suplementar Ômega 3.

Porém, para quem tem Diabetes ou outras doenças crônicas, como vimos, as necessidades diárias para se obter benefícios são ainda maiores do que na população em geral. Assim, esse consumo deveria ser ainda maior para atingir as necessidades diárias recomendadas pelos principais estudos da área.

Por isso, se você tem Diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2, vale muito a pena suplementar pelo menos 1 g/dia (1000 mg) de Ômega 3 EPA/DHA. Um dos melhores suplementos de Ômega 3 disponíveis no mercado e que nós do Mudando Diabetes recomendamos muito pela qualidade é o Ômega 3 da Vhita. Clique aqui para conhecer e compre com 10% de desconto (cupom “10AF” ou na imagem abaixo:

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!

Clínico geral, formado pela PUC-PR, com experiência no tratamento de pacientes com doenças crônicas como Diabetes e Hipertensão. Residente do primeiro ano de Oftalmologia no Hospital de Olhos de Sorocaba (HOS). Co-fundador da startup MedSimples de Medicina & Saúde. Desenvolvedor web, especialista em SEO e redator de artigos voltados à educação em saúde para o público leigo há mais de 8 anos.

Leave a Comment

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!