Diabético pode tomar cerveja?

Tomar uma cervejinha nas confraternizações com a família ou os amigos é uma maneira popular para relaxar e descontrair. Porém, para portadores de diabetes, é preciso tomar cuidados especiais. Uma das dúvidas mais comuns que recebemos de leitores do site diz respeito ao consumo de álcool por diabéticos, especialmente a cerveja. Será que pacientes diabéticos podem tomar cerveja? Vamos descobrir aqui.

Diabético pode tomar cerveja?

Álcool e diabetes

O álcool por si só não aumenta os níveis de açúcar no sangue (glicemia). O problema está no açúcar que acompanha o álcool na maior parte das bebidas alcoólicas. Além disso, o álcool quando ingerido em quantidades maiores e sem acompanhado de alimentos, pode levar à crises de hipoglicemia.

Nós temos uma página específica sobre álcool e diabetes, onde você pode ver mais sobre os efeitos do álcool em diabéticos e como evitar maiores problemas ao consumir bebidas alcoólicas.

Quanto açúcar tem na cerveja?

Uma latinha de cerveja regular com 5% de álcool e 350 mL contém, em média, 150 calorias e 13 gramas de carboidratos.

Como a cerveja afeta a diabetes?

Não temos dúvidas que a cerveja é uma das bebidas alcoólicas prediletas da população e uma das mais consumidas no mundo todo. Porém, diabéticos precisam de atenção especial e um planejamento cuidadoso para a ingesta de bebidas alcoólicas que contêm carboidratos, como é o caso da cerveja.

Como regra geral, se você está com a diabetes controlada, pode tomar 1 ou 2 latinhas de cerveja em ocasiões especiais. A regra aqui é, como sempre, beber com moderação (neste caso, moderação maior do que a população sem diabetes).

Evite também consumir cerveja diariamente. O que faz mal sempre é aquilo que repetimos categoricamente todos os dias ou na maior parte dos nossos dias. Em ocasiões especiais, esporádicas, o consumo moderado de cerveja não é problema.

Se você tem diabetes e depende de terapia insulínica, suas restrições são maiores. Uma dica boa é aprender a contagem de carboidratos e se planejar adequadamente para cobrir os carboidratos provindos da cerveja quando for calcular sua dose de insulina.

Caso você esteja com a diabetes descontrolada, como no caso de uma hemoglobina glicada elevada, é preciso cuidado redobrado e cortar ao máximo possível o consumo de carboidratos de rápida absorção (como é o caso daqueles presentes na cerveja) até que seus níveis glicêmicos estejam sob controle.

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!

Clínico geral, formado pela PUC-PR, com experiência no tratamento de pacientes com doenças crônicas como Diabetes e Hipertensão. Residente do primeiro ano de Oftalmologia no Hospital de Olhos de Sorocaba (HOS). Co-fundador da startup MedSimples de Medicina & Saúde. Desenvolvedor web, especialista em SEO e redator de artigos voltados à educação em saúde para o público leigo há mais de 8 anos.

27 comentários em “Cerveja”

  1. Muito boa essas informações sobre os diabéticos muito obrigado a todos

    Responder
  2. Gosto muito de toma uma cervejas a mais nos final de semanas pode ????

    Responder
    • Olá, Maria. Pode tomar, desde que com moderação e com atenção aos seus níveis de glicose, evitando o consumo em momentos que a doença está descontrolada.

      Responder
  3. se tomar um acerveja puro malte faz mal tambem

    Responder
  4. Uma explicação muito boa por isso gostaria de saber mas um pouco das coisas que posso consumir.

    Responder
  5. Bebo cerveja Stella com muita frequência e sou diabético. Será que prejudicou a minha saúde? É se a cerveja Stella contém açúcar?

    Responder
    • Olá, João. Toda cerveja contém uma certa quantidade de carboidrato (açúcar). Então, deve ser consumida com moderação.

      Responder
  6. Meu marido e diabético mas não faz dieta né toma os remedios toma cerveja todos os dias não me escuta

    Responder
  7. Toda vez que tomava 5 lata de cerveja 350 ml, passava mal no outro dia. Dai descobri que tinha diabete. Ficava fraco sono esessivel mal star e tantas.

    Responder
    • Olá, Edivania. Se a diabetes estiver controlada, é possível consumir, desde que com moderação.

      Responder
  8. Quero saber si a cerveja hanihker te. Açúcar .

    Responder
    • Olá, Braulino. Todas as cervejas conterão uma certa quantidade de carboidrato (açúcares).

      Responder
  9. Minha esposa está com pré diabete ela pode beber cerveja

    Responder
    • Olá, Luiz. Com moderação é possível, sim. 🙂

      Responder
    • Olá, Geiza. Uma glicemia de jejum de 90 mg/dL está na faixa do normal. 🙂

      Responder
  10. boa tarde meu esposo teve covit 19 se encontra melhor porem a glicose so aumenta hoje jejum de 560 perdendo peso cada vez mas urinando muito e comendo muito e todo dia ainda toma 4 a 5 latinhas de cerveja ,a pele ja estar feia seca palida reclama da urina estar acida ja machuca ate as partes genicas nao me houve dorme sentado com o copo cheio na mao qual maiir risco.

    Responder
    • Olá, Andrea. Infelizmente ele precisa se ajudar, neste momento. A cerveja aumenta a glicemia como comentamos no artigo, e isso certamente está atrapalhando a sua saúde.

      Responder
  11. a minha esta a 495 me ajudem a baixala

    Responder

Deixe um comentário

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!