Diabético pode comer batata doce?

Essa é uma dúvida que recebemos com bastante frequência dos nossos leitores: será que o diabético pode comer batata doce sem ter problemas de saúde? A batata doce é uma alternativa comum para a batata inglesa comum. Ela pode ser feita cozida, assada, frita ou em forma de purê. Mas qual será a influência do seu consumo no controle da diabetes? Neste artigo, descubra a resposta!

Tabela nutricional da batata doce

Quantidade por porção (100 gramas)% VD
Valor energético (calorias)86 kcal4
Carboidratos20 g7
Proteínas1,5 g2
Gorduras totais0,10
Gorduras saturadas00
Fibra alimentar310
Vitaminas
Vitamina A19000 UI384
Vitamina C19,6 mg24
Vitamina E0,7 mg 4
Vitamina B60,3 mg14
Sais minerais
Sódio55 mg2
Potássio337 mg7
Manganês0,5 mg25

As “doçuras” nutricionais da batata doce

A batata doce é um alimento rico em fibras, vitamina A, C, B6, beta caroteno e manganês.

Existem basicamente dois tipos: aquela com a cor de dentro mais clara e a com tom mais alaranjado. Esta última é mais rica em beta caroteno, que nada mais é do que uma das formas indiretas de se obter vitamina A, importante principalmente para a saúde da pele e dos olhos.

E quem tem diabetes, pode comer?

Quem tem diabetes pode, sim, comer batata doce. Por ser um tubérculo rico em fibras, a batata doce é própria para o consumo por diabéticos e é uma alternativa melhor à tradicional batata inglesa.

Porém, vale lembrar que ela também é um alimento que contém carboidratos. Meia xícara de batata doce (ou 1/4 do seu prato) conta como uma porção de carboidratos na sua refeição. Por isso, o ideal é evitar adicionar muitos carboidratos de outras fontes no seu prato ao consumir a batata doce (como arroz, por exemplo).

Uma outra dica muito interessante é comer a batata doce com pele. A pele é uma das porções mais ricas em fibras e esse consumo vai evitar o pico de glicemia após a alimentação e também fazer com que sua ingesta diária de fibras aumente bastante. Basta limpar bem antes de consumir a batata doce.

Portanto, se você é diabético(a), pode comer batata doce com moderação e fazendo uso inteligente das porções da sua refeição! Até a próxima. 🙂

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!

Clínico geral, formado pela PUC-PR, com experiência no tratamento de pacientes com doenças crônicas como Diabetes e Hipertensão. Residente do primeiro ano de Oftalmologia no Hospital de Olhos de Sorocaba (HOS). Co-fundador da startup MedSimples de Medicina & Saúde. Desenvolvedor web, especialista em SEO e redator de artigos voltados à educação em saúde para o público leigo há mais de 8 anos.

5 comentários em “Batata doce”

  1. Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabénsl

    Responder
    • Olá, Eunice. A batata doce não deve ser usada como remédio e sim como um alimento a compor uma dieta saudável.

      Responder
  2. A melhor refeição para o diabéticos é sopa com bastante legumes e no lugar da batata inglesa, a batata doce. Além de ser saborosa e deliciosa.

    Responder

Deixe um comentário

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!