Diabético pode comer biscoito de polvilho?

O biscoito de polvilho é um típico snack (lanche), especialmente em algumas regiões do Brasil. Aqui, responda a dúvida se diabético pode comer biscoito de polvilho e aproveite para conhecer as propriedades nutricionais deste alimento: será que ele faz bem para a saúde?

Tabela nutricional do biscoito de polvilho

A tabela abaixo é uma estimativa dos valores nutricionais do biscoito de polvilho, com base em uma marca do produto. Lembre-se que os valores podem variar de uma marca para outra ou de uma receita para outra, no caso do biscoito de polvilho caseiro.

Quantidade por porção (30 gramas)% VD
Valor energético (calorias)100 kcal23
Carboidratos20,3 g18
Proteínas0 g 17
Gorduras totais3,8 g5
Gorduras saturadas1 g3
Fibra alimentar0,83 g2
Cálcio11,2 mg2
Sódio128 mg5

O que é o polvilho?

O polvilho, que também pode ser chamado de fécula de mandioca, nada mais é do que o amido da mandioca. O amido, por sua vez, é um tipo de carboidrato, constituído principalmente por moléculas de glicose ligadas umas às outras. O amido é o tipo de carboidrato mais comum da nossa dieta e está presente, além da mandioca, em produtos como trigo, arroz, milho, feijão, batata, sementes, caules e raízes diversas.

Diabéticos podem consumir biscoito de polvilho?

Como você pode ter lido logo acima, o biscoito de polvilho é composto basicamente de carboidratos, na forma de amido. Ele também contém muita pouca fibra alimentar, o que acelera a velocidade com que o açúcar deste alimento entra em nosso sangue após a digestão. Isso, por sua vez, pode causar picos de glicemia (níveis de açúcar no sangue) de portadores de diabetes.

Por ser uma alimento rico em carboidratos e gorduras, e pobre em proteínas e fibras alimentares, o biscoito de polvilho não é um bom alimento para ser consumido por diabéticos.

Leia também: Quem tem Diabetes pode consumir cuscuz?

É também importante ressaltar que algumas marcas de biscoito de polvilho disponíveis no mercado apresentam níveis muito elevados de sódio, o que pode prejudicar mais ainda sua saúde, especialmente se você é portador de hipertensão (pressão alta).

Portanto, a dica geral é: se você é diabético, evite alimentos como o biscoito de polvilho. Ele pode descontrolar a sua glicemia e afetar negativamente sua saúde de diversas outras maneiras. Ao invés do biscoito de polvilho, prefira alimentos pobres em carboidratos ou, se presentes, que contenham também uma grande quantidade de fibras. Isso faz com que o seu organismo leve mais tempo para digerir o alimento, causando menores picos de glicemia após a alimentação.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!

Clínico geral, formado pela PUC-PR, com experiência no tratamento de pacientes com doenças crônicas como Diabetes e Hipertensão. Residente do primeiro ano de Oftalmologia no Hospital de Olhos de Sorocaba (HOS). Co-fundador da startup MedSimples de Medicina & Saúde. Desenvolvedor web, especialista em SEO e redator de artigos voltados à educação em saúde para o público leigo há mais de 8 anos.

19 comentários em “Biscoito de polvilho”

  1. Opá tudo bem! Seu conteúdo está muito bom, sempre que possível eu acesso seus artigos. Uma alimentção saúdavel faz a diferença nos dias de hoje. Até mais e feliz ano novo, pra você e sua familía

    Responder
  2. Obrigado pela orientação, muito bouaaaa.

    Responder
  3. Gostaria de saber se a rosca salgada de polvilho azedo tem o mesmo efeito que o biscoito de polvilho .

    Responder
  4. Tá difícil para quem é diabético. Quase tudo fazem mal.

    Responder
  5. +eu não perguntei sobre biscoito de polvilho, e sim do bolo de polvilho azedo,batata doce e oleo de coco.

    Responder
  6. Pena! Sou diabética tenho poucas opções de coisas para comer.

    Responder
  7. Roscas mabel podem ser consumidas por pessoas com diabetes?

    Responder
  8. Então,me ajude aí,o que posso comer de café da manhã,no momento estou comendo apenas dois ovos cozido de café da manhã,mas me sinto muito fraca fazendo o exércicio físico. Por favor me ajude,quero comer sem subir a glicose.

    Responder
  9. A final diabetico pode ou nao pode comer biscoito de polvilho uns fala que pode outros nao e propaganda falso me responde por favor

    Obrigada

    Responder
  10. Muito boa essa orientação do polvilho…

    Responder
  11. Bom dia
    Tomo plovilho de batata doce antes de cada refeição, por causa da gastrite….
    Sou pré-diabético.
    Ouvi faler que tomar o Polvilho da batata docê faz mal para que é pré-diabético.
    Isso é verdade ? ? ?
    Obrigado

    Responder
  12. Quais os tipos de farinha indicado para diabéticos?

    Responder
    • Olá, Noemia. Qualquer tipo de farinha terá carboidrato (que virará glicose no sangue). Sendo assim, é necessário evitá-las, especialmente no caso de diabetes mal controlada.

      Responder
  13. Muito obrigado excelente esclarecendo

    Responder
  14. Não pode comer nem uns 3 biscoitos de polvilho por dia?

    Responder
    • Olá, Rita. Apesar de ter muito carboidrato e pouca fibra, 3 biscoitos não farão uma diferença muito grande na glicemia. Tudo com moderação é possível, mesmo com diabetes.

      Responder
  15. Obrigado foi muito bom,farei o possível no controle da minha alimentação . gostaria de saber o que comer sem passar fome já que sou muito comilão me sinto mal na metade da noite quando não como bem no jantar

    Responder

Deixe um comentário

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!