Diabético pode comer mandioquinha?

A mandioquinha é um alimento muito comum na mesa do brasileiro e pode ser usado nas mais variadas receitas de pratos. Uma dúvida bastante comum é sobre as propriedades desse interessante alimento e se diabético pode comer mandioquinha sem se preocupar. Vamos descobrir?

Diabético pode comer mandioquinha?

Tabela nutricional (Composição 100 g):

Calorias80 kcalFibra alimentar1,8 g
Carboidratos19 gCálcio29 mg
Proteínas0,9 gFerro1,2 mg
Lipídios0,2 gPotássio505 mg

Propriedades nutricionais da mandioquinha

Além da niacina (vitamina B3), a mandioquinha contém níveis razoáveis de vitamina A e também é uma fonte importante de energia devido ao seu teor elevado de carboidrato. Além disso, por ter uma fácil digestão de seu amido, essa raiz é bastante recomendada para crianças, idosos e pessoas em recuperação de alguma doença ou cirurgia.

É rica em fósforo e cálsio, importantes para a manutenção do metabolismo ósseo, e de manganês, que atua como antioxidante no combate aos radicais livres.

Mandioquinha e diabetes

A mandioquinha é um alimento rico em carboidratos e de alto Índice Glicêmico (IG) de 97. Isso significa que ela impacta diretamente na elevação dos níveis de glicemia (açúcar no sangue). Isso provavelmente ocorre porque a mandioquinha é digerida rapidamente. Alimentos com baixo Índice Glicêmico tendem a demorar mais tempo para serem digeridos e, por isso, impactam em menor grau nas elevações de açúcar no sangue.

Sendo assim, nós não recomendamos alimentação com mandioquinha para diabéticos. Isso não significa que você não pode comer pequenas quantidades desse alimento. Uma refeição que seja rica em fibras vindas de outros alimentos tendem a reduzir o Índice Glicêmico e atrasar a digestão, permitindo que a mandioquinha tenha menos impacto sobre a elevação da glicose no sangue. Essa é uma boa dica para enriquecer o seu prato mesmo sendo diabético.

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!

Clínico geral, formado pela PUC-PR, com experiência no tratamento de pacientes com doenças crônicas como Diabetes e Hipertensão. Residente do primeiro ano de Oftalmologia no Hospital de Olhos de Sorocaba (HOS). Co-fundador da startup MedSimples de Medicina & Saúde. Desenvolvedor web, especialista em SEO e redator de artigos voltados à educação em saúde para o público leigo há mais de 8 anos.

2 comentários em “Mandioquinha”

  1. Adorei a informação muito importante para mim obrigado

    Responder
  2. Respondeu minhas duvidas fico muito grata,após uma cirurgia do meu filho em desembro ,passei a usar todos os dias na sopa
    Para minha surpresa ele teve um aumento na glicemia
    Por isso estou pesquisado todod os ingredientes .Obrigada

    Responder

Deixe um comentário

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!