Diabético pode comer cebola?

Você gosta de cebola e tem Diabetes? Deseja saber se como portador de diabetes você pode comer cebola? Conheça um pouco mais sobre este nutritivo alimento logo abaixo.

Cebolas de diferentes tipos

Tabela nutricional (Composição 100 g):

Calorias39 kcalFibra alimentar2,2 g
Carboidratos8,4 gCálcio35 mg
Proteínas1,7 gFerro0,5 mg
Lipídios0,1 gPotássio176 mg

Benefícios da cebola para quem tem (e não tem) Diabetes

A cebola contém alto teor de cálcio, enxofre, fósforo, silício e outros sais, e de vitaminas A, B e C. Deve ser usada, tanto quanto possível, crua, entretanto, as cebolas contém uma substância resistente ao calor capaz de prevenir os inconvenientes das gorduras e de aumentar a atividade fibrinolítica do sangue, o que é indicado contra os coágulos e o infarto. Ao ingerir alimentos gordurosos, acrescente algumas cebolas, pois elas ajudarão a amenizar os efeitos danosos da gordura no organismo.

Repleta de agentes anticancerígenos está especificamente associada à inibição do câncer de estômago. Afina o sangue, diminui o colesterol ruim, aumenta o colesterol bom, combate a asma e a bronquite crônica. É antiinflamatório, antibiótico e antiviral. Também é laxante e diurético. Ideal para os diabéticos possui uma “insulina vegetal”, a glucoquimina. Ingerida diariamente, favorece a cura das doenças de pele. Atua na desintoxicação e desinflamação do fígado. É calmante e, ao mesmo tempo, tônica para os nervos. Ajuda a conciliar o sono.

Quem tem Diabetes pode consumir?

Sim! Diabéticos podem comer cebola sem preocupação. Você já viu os benefícios deste alimento logo acima. Além disso, pela tabela nutricional, você pode ver que em 100 gramas de alimento não há muitas calorias e há uma quantidade moderada (2,2 gramas) de fibra alimentar. 

É importante também lembrar que normalmente nós consumimos uma quantidade moderada do alimento em forma de tempero ou salada. Por isso, não há preocupação em relação ao seu consumo, que não costuma ser feita em grande quantidade.

Teste seu conhecimento: Que frutas diabéticos podem comer?

Então, você que é diabético(a), pode adicionar a cebola na sua dieta e no seu cardápio e aproveitar seus benefícios!

Clínico geral, formado pela PUC-PR, com experiência no tratamento de pacientes com doenças crônicas como Diabetes e Hipertensão. Residente do primeiro ano de Oftalmologia no Hospital de Olhos de Sorocaba (HOS). Co-fundador da startup MedSimples de Medicina & Saúde. Desenvolvedor web, especialista em SEO e redator de artigos voltados à educação em saúde para o público leigo há mais de 8 anos.

4 thoughts on “Cebola”

  1. Gostei de saber …..muito bom o texto sobre cebolas. Parabéns

    Reply
  2. POSSO TOMAR O SUCO DA CEBOLA COM LIMAO JUNTOS PARA GLICEMIA.

    Reply
    • Olá, Vera. Pode sim 🙂

      Reply

Leave a Comment