Diabético pode comer polenta?

A polenta é um dos pratos típicos dos brasileiros e de outros países próximos, como a Argentina e o Uruguai. Ela é feita a partir da farinha de milho e é um prato derivado da cultura italiana. Neste artigo, vamos responder a uma dúvida bastante comum: será que diabético pode comer polenta? Você poderá responder essa dúvida e conhecer mais sobre esse alimento logo abaixo.

O que é a polenta?

A polenta nada mais é do que um prato feito a partir da farinha de milho cozida. Já a farinha de milho é obtida a partir do milho moído. Essa moeção também dá origem ao fubá, que é a farinha mais fina, enquanto a farinha de milho é mais grossa, em forma de flocos. A polenta pode ser consumida de diversas maneiras: cozida, em forma de mingau ou até mesmo frita depois de mais endurecida.

Tabela nutricional da polenta pré-cozida

A tabela abaixo se baseia na Polentina QUAKER®, um dos produtos mais populares aqui no Brasil usado como base para receitas de polenta:

Quantidade por porção (45 gramas ou 1/2 xícara)% VD
Valor energético (calorias)147 kcal7
Carboidratos31 g10
Proteínas3,2 g 4
Gorduras totais1,1 g2
Gorduras saturadas0 g0
Fibra alimentar2,9 g12
Sódio581 mg24
Ferro1,9 mg14
Ácido fólico68 mcg 28

Polenta e Diabetes

A partir das informações nutricionais acima, podemos concluir que a polenta pré-cozida é um alimento rico em carboidratos. Ela apresenta uma certa quantidade de fibras alimentares, o que vai ajudar a atrasar a digestão desse alimento e reduzir a velocidade com que o açúcar entra no sangue. Isso, como resultado, leva a menores picos de glicemia após a alimentação.

Portanto, se compararmos, por exemplo, a polenta com a farinha branca (presente num bolo ou no pão branco, por exemplo), é um alimento mais saudável para ser consumido por diabéticos.

Porém, mesmo sendo mais saudável, ainda é um alimento rico em carboidratos que, após a digestão, irão se transformar em glicose no sangue, podendo descompensar uma diabetes controlada.

Leia também: Diabético pode comer cuscuz?

Um exemplo de carboidrato muito mais saudável para ser consumido num almoço ou jantar (situações onde o consumo da polenta é comum) é o arroz integral: também rico em fibras alimentares e com menos da metade das calorias e carboidratos por porção, comparado com a polenta.

Portanto, a recomendação geral é: se você tem diabetes, evite comer polenta ou faça-a em pequenas quantidades, em uma refeição que venha acompanhada de uma boa quantidade de fibras vindas de outros alimentos, como saladas.

E você, costuma consumir polenta? Converse conosco sobre isso nos comentários! Até a próxima.

Clínico geral, formado pela PUC-PR, com experiência no tratamento de pacientes com doenças crônicas como Diabetes e Hipertensão. Residente do primeiro ano de Oftalmologia no Hospital de Olhos de Sorocaba (HOS). Co-fundador da startup MedSimples de Medicina & Saúde. Desenvolvedor web, especialista em SEO e redator de artigos voltados à educação em saúde para o público leigo há mais de 8 anos.

28 thoughts on “Polenta”

  1. Não costumo comer, mais adoro. Faço de 15 em 15 dias. É como em pouca quantidade. Sempre com verde. Um omelete .

    Reply
  2. Olá bia tarde,
    Minha ultima medição glicemica apontou 116.
    Neste caso a polenta representa um perigo?

    Reply
    • Olá Sidney. Os valores da sua glicemia vão depender do momento em que vocês está medindo. Se estiver em jejum, um valor até 130 mg/dL é adequado. Após as refeições (2 horas após) não pode passar de 180 mg/dL.

      No seu caso, mesmo estando com glicemia controlada, após a ingestão de polenta você pode ter um pico glicêmico. O ideal é combinar com outros alimentos ricos em fibras na mesma refeição (bastante salada e vegetais, por exemplo) e medir sua glicemia 2 horas após a refeição para detectar se houve algum tipo de pico de glicemia.

      Reply
  3. Gosto de polenta,arroz,macarrão, o que fazer?

    Reply
    • Olá Roberto. Se sua diabetes estiver controlada, você pode consumir esses alimentos com moderação. Se não, o melhor é evitá-los.

      Reply
    • Força de vontade para reduzir a quantidade primeiro pensar que no futuro se vc continuar vai ter grandes problemas se já é diabético, por exemplo ficar cefo, ter complicações nós pés, tenho amigos muito mais novo que eu que perdeu um dos e quando uma pessoa chega a ficar na cama dependendo dos outros imagino que deve ser muito difícil, por isso a prevenção é a melhor opção, que Deus te dê essa força de vontade pra Deus tudo é possível

      Reply
  4. Eu gosto de tudo que não posso comer,sou diabética… Não gosto de nada integral…ovos, tomates e abacate é meu café da manhã frango,verduras ,legumes e carnes vermelhas almoço e jantar. Bebo muita água e sinto muita fome

    Reply
  5. Gostaria de fazer uma observação sobre uma frase no início do artigo, “Ela é feita a partir da farinha e mandioca…” Acredito que foi um erro de revisão, ela é feita a partir da farinha de MILHO.

    Reply
    • Olá, Marcelo. Já efetuamos a correção no site. Muito obrigado!

      Reply
  6. Olá,meu esposo é diabético tipo 2, não está tão controlado,a diabetes,no caso,seria ruim ele comer uma couve refogada,com a farinha de milho,sem cozinha-la?

    Reply
    • Olá, Márcia. A farinha de milho contém carboidratos, que devem ser reduzidos da alimentação por portadores de diabetes, principalmente se a doença não estiver controlada. Então é importante que ele evite esse consumo. A couve refogada pura seria muito benéfica a ele.

      Reply
  7. Como.muita polenta. Tenho diabete. Fãs. Mal

    Reply
    • Olá, Nelson. Com certeza fará mal à sua saúde, pois a polenta em excesso é rica em açúcar.

      Reply
  8. Descobri minha diabetes agora e tudo tão difícil falar de Alimentação parece que tudo que mais gosto não pode comer

    Reply
  9. Eu quero comer um mingau de fubar e não polenta
    E mingau doce
    Com pouco doce e eu não sou diabete só estou no limite
    Com taxas acima

    Reply
    • Olá, Maria. De qualquer forma é importante consumir esses alimentos com moderação porque são ricos em carboidratos, que vão se transformar em glicose (açúcar) no seu sangue.

      Reply
  10. oi sou Adriana estava lendo e vi que no meu caso tenho que evitar o angu pois o diabete está muito alto e tive que tira totalmente o arroz hoje a noite vou fazer uma galinha com quiabo e angu tô vendo que vou te que come bem moderado né

    Reply
  11. importantíssima a informação

    Reply
  12. Tenho 62 anos e estou diabético a 9 anos(qdo foi descoberto).
    De uns tempos p CA a minha glicose não fica menos de 200.
    Sinto que o stress é que me traz isto.

    Reply
  13. medindo todos os dias nao passa de 230mg durante 30 dias. sera que esta bem controlado?

    Reply
    • Olá Maria. Estes níveis estão muito altos! Não deve passar de 180 mg/dL 2 horas após refeições e de 120 mg/dL em jejum, para ser considerado um bom controle.

      Reply
  14. Sou diabética minha diabetes agora tá 120 não sai disso tomo glifage 3 vezes ao dia e tomo glimeclamida 3 vezes ao dia. Mesmo Assim continua 120 não abaixa e normal

    Reply
    • Olá, Rosangela. O mais importante para controlar sua Diabetes é acompanhar os níveis de Hemoglobina Glicada, que você deve realizar de tempos em tempos com o médico que te acompanha. Nestes casos, um valor abaixo de 7% significa um bom controle da doença.

      Reply
  15. Olá boa noite hoje comi um pouco de polenta ,abobrinha,e berinjela e peixe , o que Ta mim deixando intrigada é a minha glicose que no jejum tá dando mais elevada que depois de duas horas do almoço !

    Reply
  16. Boa noite, só uma pergunta, o peixe rico em ômega 3 é benéfico para o diabético

    Reply
    • É muito benéfico, Luis!

      Reply
  17. Hoje me senti meia cansada,, desanimada, então fui medir minha glicemia e me assustei pois estava 380, sou diabética a uns 6 anos já, e geralmente minhas taxas ficam ao acordar 190 e no final do dia chega a 250 +-. Faço exercícios fisicos para ajuda a controlar, mais devido a pandemia não vou a académica e também não estou fazendo nada nesse sentido. Minha glicemia ficou subindo e descendo, chegando no mínimo de 252. Qdo na manhã estava alta, procurei cortar o carboidrato e antes disso tinha consumido 2 xícara de café e 3 bolachas de água e sal, nada que justificasse essa alta toda, eu imagino. O que posso fazer se isso vier a acontecer?

    Reply
    • Olá, Malena. Acho que o retorno às atividades físicas agora será essencial para ajudar neste controle. Se não puder ir à academia, vale a pena pelo menos uma caminhada. É também importante avaliar com um clínico geral ou endocrinologista como anda sua hemoglobina glicada, pois é este exame que irá definir se o seu tratamento precisará de ajustes ou não.

      Reply

Leave a Comment