Pratique Arborismo

Com a chegada da primavera um esporte ideal para apreciar toda a beleza desta estação das flores é o arborismo, conhecido também como arvorismo.

Considerado um esporte radical com um percurso acrobático realizado nas copas das árvores, onde se utiliza algumas atividades de técnicas verticais como tirolesa e rapel. Mesmo sendo considerado um esporte radical o arborismo pode ser praticado por pessoas de todas as idades, inclusive crianças a partir dos 6 anos.

Na década de 70, os cientistas estudavam o dossel, ou seja, o ambiente da copa das árvores e para facilitar o acesso e a circulação eles utilizavam cordas e montavam passarelas de observação nos troncos das árvores.

Com o passar do tempo desenvolveram diversos tipos de travessias entre as árvores onde utilizavam cabos de aço para montar estruturas mais resistentes. Dessa prática de estudo surgiu a utilização recreativa, com atividade física moderada, desenvolvida pelo ecoturismo.

No arborismo, o praticante precisa vencer vários obstáculos e percorrer circuitos suspensos nas copas das árvores a metros do chão. O esportista tem a oportunidade de se aventurar, mas também contemplar e observar a beleza da natureza sobre e entre as copas das árvores, usando divertidas pontes e plataformas de madeira fixadas nas árvores tudo sem a utilização de pregos ou parafusos. As travessias são realizadas com a ajuda de cabos de aço e cordas.
Concentração, equilíbrio e coordenação são algumas das habilidades desenvolvidas pelo esporte.

Diabetes e a prática do arborismo

Os portadores de diabetes reconhecem a atividade física como um elemento importante no controle metabólico. Mas alguns cuidados são necessários antes de iniciar o circuito do arborismo. Utilize sempre tênis confortáveis e meias esportivas de algodão para evitar bolhas. Beba água antes e durante o percurso. Se por acaso você sentir algum desconforto em relação à sua glicemia, pare o exercício e faça o teste glicêmico para verificar o nível de glicose.

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!

Deixe um comentário

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!