Natação

A natação é uma atividade que trabalha todos os grupos musculares e diversas articulações do corpo, reduz a gordura corporal, alivia as tensões diárias e ajuda a recuperar lesões, por isso é considerada um dos esportes mais completos e saudáveis que existe.

A prática da natação é tão plural quanto seus benefícios e pode servir para fins terapêuticos, recreação e lazer, competições, antiestresse, saúde e estética.

Mas lembre-se: procure seu médico antes de iniciar sua atividade física e aproveite a piscina e o mar com toda segurança e cuidado que você merece. Boa leitura!

Um pouco de história

A água cobre grande parte do nosso planeta e nada mais natural que o homem aprendesse a nadar para usufruir dos recursos desse habitat. Estudos apontam que os homens primitivos aprenderam a nadar como defesa, para fugir de predadores, e também para buscar seu sustento com a pesca. Existem registros rupestres de homens nadando há cerca de 10 mil anos em cavernas na Líbia.

Mas a natação, como maneira de manter ou aperfeiçoar a forma física, começou com as civilizações antigas. Gregos e romanos usavam a natação para fins militares, como forma de agregar poder ofensivo a seus exércitos.

Já na Idade Média a natação perdeu toda a força, pois atribuía-se à água a propagação de pragas e doenças. Sua prática só foi retomada em meados do século XIX, com realizações de provas em Londres nas décadas de 1830 e 1840.

A despeito dos nossos índios, aqui no Brasil, a natação foi introduzida em 1897 com a fundação do clube União de Regatas Fluminense. E hoje detemos o recorde mundial dos 50 e 100 metros livres conquistados por Cesar Cielo.

Principais características e benefícios

Atualmente a natação é praticada em 4 estilos: o Crawl, onde os braços se movimentam alternadamente e as pernas para cima e para baixo, o nado Costa, Peito e Borboleta.

A natação trabalha o sistema cardíaco e respiratório, fazendo com que o condicionamento físico melhore. Especialistas afirmam que começar a nadar desde criança ajuda a desenvolver um sistema respiratório mais resistente a doenças e alergias.

Ao nadar, você chega a perder aproximadamente 600 calorias por hora, enrijecendo os músculos e definindo a silhueta. A modalidade também melhora a respiração e a coordenação motora. Além disso, com a amortização do impacto dos movimentos físicos pela água, a probabilidade de sofrer uma lesão é pequena, tornando o esporte excelente para a recuperação de lesões.

E não podemos esquecer que nadar também é um grande combatente do estresse, já que a grande concentração exigida na hora da respiração e nos movimentos aliviam as tensões do dia-a-dia. As águas mornas de fontes termais ou mesmo de piscinas aquecidas são grandes aliadas para o bem-estar físico e mental.

Dicas e cuidados

  • É importante seguir uma dieta balanceada e suprir as necessidades de nutrientes de seu organismo, pois a natação é um esporte que demanda bastante energia.
  • Ao menor sinal de cãibra muscular é aconselhável interromper o exercício para evitar riscos desnecessários. Alongamento e aquecimento, antes de nadar, ajudam a evitar as cãibras.
  • Em áreas abertas como mar, rios e piscinas utilize sempre o protetor solar.
  • Para evitar irritações nos olhos e ouvidos, utilize os óculos de natação e os tampões de ouvidos, que podem ser encontrados em lojas de artigos esportivos.
  • Para evitar o ressecamento da pele e dos cabelos, use sempre cremes hidratantes e condicionadores após a prática da natação.

Curiosidades

A natação foi introduzida oficialmente no Brasil em 1897, mas somente em 1935 as mulheres entraram oficialmente nas competições.

Os nadadores levam entre 200 e 400 milésimos de segundo para reagir à ordem de largada.

Saiba mais

Consulte sempre o seu médico. É de fundamental importância certificar-se se você pode exercitar-se sem riscos. Ele é o profissional adequado para orientá-lo quanto a melhor prática esportiva de acordo com seu perfil e objetivos de saúde.

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