Hidroginástica

Para qualquer pessoa e especialmente para o paciente com diabetes recomenda-se que adote hábitos naturais e saudáveis como uma alimentação balanceada e exercícios físicos, um deles muito recomendado pelos médicos é a hidroginástica, veja o motivo:

A hidroginástica além de queimar muitas calorias, melhora a resistência cardiorespiratória, a força muscular e a flexibilidade. É uma atividade praticada com a água no nível do ombro, para que o peso do corpo diminua 90%. Isso diminui os impactos das articulações e dos músculos. Quanto mais baixo estiver o nível da água, maior será o impacto.

Por que praticar

Todos os exercícios aeróbicos facilitam a ação do hormônio insulina, ou seja, facilita também a captação da glicose.
As sessões de hidroginástica devem ser realizadas 3 vezes por semana, durante 1 hora, para haver uma melhora do perfil glicêmico do indivíduo diabético à longo prazo. Após um período inicial de 3 meses seus benefícios são percebidos.

Exercícios embaixo d’água

Pode ser praticado por mulheres, homens, jovens e idosos que buscam se exercitar, é ideal para pessoas ocupadas e que tem pouco tempo para fazer exercícios, atletas em treinamento, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão ou com algum tipo de deficiência e aqueles que querem uma outra opção para os seus programas normais de exercícios.

Cuidados

Como em qualquer prática de atividade física, antes de iniciar um programa de treinamento em hidroginástica é recomendável procurar um médico para que ele possa realizar uma avaliação global de sua saúde, detectando determinados problemas que possam contra-indicar o exercício ou modificar o programa de atividades.
Importante ressaltar que especialistas recomendam que a alimentação seja feita até uma hora antes do início da prática da hidroginástica. Além disso, a ingestão adequada de líquidos é fundamental, leve uma garrafinha de água para a beira da piscina.

Como praticar

A hidroginástica deve ser praticada, no mínimo, três vezes por semana durante 45 minutos. Após um período inicial de 3 meses percebe-se seus benefícios. Além disso, o desempenho cardiovascular é melhor alcançado se o indivíduo alcançar 70-85% da freqüência cardíaca prevista para a idade, utilizando a fórmula
“220- idade”.

Recomendações

  • Comece com o básico. Procure uma piscina limpa, segura e bem cuidada; a temperatura da água deve ser entre 28 e 29°C.
  • Em geral, as aulas são versáteis e seguras, existindo tipos de aulas específicos para determinados grupos de indivíduos.
  • Dentro da piscina, é importante que você se sinta confortável e seguro para que aprenda os fundamentos básicos; o instrutor deve estar atento ao ritmo do aluno.
  • Conhecer os seus objetivos e comunicá-los ao seu instrutor são de extrema importância, devendo ser levados em conta para que as aulas sejam proveitosas.

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!

1 comentário em “Hidroginástica”

  1. Uau quanta informação boa por aqui, parabéns seus artigos estão ótimos.
    Obrigado por compartilhar.

    Responder

Deixe um comentário

Controle sua Diabetes.
Aprenda algo novo.

Assine ao Mudando Diabetes por email
Faça como mais de 5.300 pessoas
e receba nossas novidades!