Hidroginástica

Para qualquer pessoa e especialmente para o paciente com diabetes recomenda-se que adote hábitos naturais e saudáveis como uma alimentação balanceada e exercícios físicos, um deles muito recomendado pelos médicos é a hidroginástica, veja o motivo:

A hidroginástica além de queimar muitas calorias, melhora a resistência cardiorespiratória, a força muscular e a flexibilidade. É uma atividade praticada com a água no nível do ombro, para que o peso do corpo diminua 90%. Isso diminui os impactos das articulações e dos músculos. Quanto mais baixo estiver o nível da água, maior será o impacto.

Por que praticar

Todos os exercícios aeróbicos facilitam a ação do hormônio insulina, ou seja, facilita também a captação da glicose.
As sessões de hidroginástica devem ser realizadas 3 vezes por semana, durante 1 hora, para haver uma melhora do perfil glicêmico do indivíduo diabético à longo prazo. Após um período inicial de 3 meses seus benefícios são percebidos.

Exercícios embaixo d’água

Pode ser praticado por mulheres, homens, jovens e idosos que buscam se exercitar, é ideal para pessoas ocupadas e que tem pouco tempo para fazer exercícios, atletas em treinamento, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão ou com algum tipo de deficiência e aqueles que querem uma outra opção para os seus programas normais de exercícios.

Cuidados

Como em qualquer prática de atividade física, antes de iniciar um programa de treinamento em hidroginástica é recomendável procurar um médico para que ele possa realizar uma avaliação global de sua saúde, detectando determinados problemas que possam contra-indicar o exercício ou modificar o programa de atividades.
Importante ressaltar que especialistas recomendam que a alimentação seja feita até uma hora antes do início da prática da hidroginástica. Além disso, a ingestão adequada de líquidos é fundamental, leve uma garrafinha de água para a beira da piscina.

Como praticar

A hidroginástica deve ser praticada, no mínimo, três vezes por semana durante 45 minutos. Após um período inicial de 3 meses percebe-se seus benefícios. Além disso, o desempenho cardiovascular é melhor alcançado se o indivíduo alcançar 70-85% da freqüência cardíaca prevista para a idade, utilizando a fórmula
“220- idade”.

Recomendações

  • Comece com o básico. Procure uma piscina limpa, segura e bem cuidada; a temperatura da água deve ser entre 28 e 29°C.
  • Em geral, as aulas são versáteis e seguras, existindo tipos de aulas específicos para determinados grupos de indivíduos.
  • Dentro da piscina, é importante que você se sinta confortável e seguro para que aprenda os fundamentos básicos; o instrutor deve estar atento ao ritmo do aluno.
  • Conhecer os seus objetivos e comunicá-los ao seu instrutor são de extrema importância, devendo ser levados em conta para que as aulas sejam proveitosas.
1 Comment

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  1. CURSO SECRETÁRIA VIRTUAL

    at

    Uau quanta informação boa por aqui, parabéns seus artigos estão ótimos.
    Obrigado por compartilhar.

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